Coordenador : Rodrigo Cazes Costa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389000.2199.200913.21022023
Departamento/Setor: RAE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes, docentes, técnicos-administrativos do Campus da UFF em Rio das Ostras e comunidade externa dos municípios citados
Local de atuação: Rio das Ostras, auditório do RHS e na Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Objetivo
-Divulgar a produção cinematográfica brasileira ligada aos códigos de gêneros cinematográficos como horror, musical, comédia, ação, policial, suspense, etc. -Formar público para o cinema e o audiovisual brasileiros. -Convidar especialistas para debater, ao final de cada sessão, os filmes exibidos, expandindo esse debate para o público em geral. -Gravar os debates realizados e disponibilizá-los em plataformas de VOD. -Produzir textos de apresentação para cada sessão, com resenhas críticas. Esses textos serão produzidos pelo bolsista do projeto.
Resumo
Este projeto de extensão tem por objetivo a promoção das atividades de um cineclube. O cineclube promoverá sessões/encontros dedicados a filmes brasileiros que transitam por gêneros como horror, suspense, policial, ficção-científica, ação e outros historicamente desprestigiados pela historiografia do cinema brasileiro, comumente mais voltada à análise das produções autorais e seus diretores. As sessões do cineclube terão frequência mensal, sendo sempre acompanhadas por um texto de suporte ao filme em exibição e um debate, que ocorrerá após a sessão. O projeto se estenderá de abril de 2023 a dezembro de 2023. As sessões ocorrerão no auditório do RHS em Rio das Ostras e na Fundação Rio das Ostras de Cultura. Haverá, também, sessões remotas, com o filme da sessão sendo disponibilizado com antecedência ao público por meio de link na internet, aberto ou fechado com acesso por senha, a depender de questões relativas a direitos autorais. Nas sessões remotas, que não excederão a 20% do total, haverá debate transmitido ao vivo pela página do projeto no Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCPEID_FJjSp0CX2SLhR17zQ.